Hospital da Mulher inicia campanha que irá recolher doações de perucas para pacientes com câncer

Hospital da Mulher inicia campanha Fio Solidário. Foto: Carol Garcia

Nesta quinta-feira (5), o Hospital da Mulher deu início à campanha Fio Solidário, que irá recolher doações de cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer. Idealizada como forma de celebrar o mês dedicado às mulheres, a campanha tem como lema ‘Corte o cabelo, doe amor’ e ocorrerá todas as quintas-feiras do mês de março. No dia 26, as perucas serão entregues às pacientes em um evento na própria unidade de saúde, localizada no Largo de Roma, em Salvador.

Os cortes de cabelo poderão ser feitos gratuitamente na sede do hospital, nos dias 12 e 19 de março, a partir das 8h. Entretanto, caso o doador já queira levar o cabelo cortado, algumas recomendações devem ser seguidas, como afirma uma das idealizadoras da campanha, Edna Paixão. ”O cabelo precisa ter, no mínimo, 20 centímetros e deve estar higienizado e seco. É importante que o cabelo nunca esteja molhado, pois a umidade ajuda a criar fungos”.

A coordenadora de Psicologia do Hospital da Mulher, Mariana Britto, destaca a relevância da campanha como amenizador dos efeitos negativos causados pela doença e pelo tratamento. ”Esse projeto é muito importante porque o tratamento oncológico por si só pode trazer uma série de sinais e sintomas que afetam a autoestima das mulheres. É um ato simples, gratuito e que pode contribuir positivamente na recuperação da autoestima das pacientes”.

Jussara dos Santos é paciente do Hospital da Mulher há um ano e está se encaminhando para a última seção de quimioterapia. ”Quando estamos com um problema como este, a gente sabe que é importante viver. É preciso estar com a autoestima elevada para continuar lutando. Eu acho um projeto muito lindo e com amor, que vem para ajudar”, afirma.

O hospital realiza também ações de beleza e autocuidado, com sessões de maquiagem, distribuição de lenços, musicoterapia e apresentações artísticas durante todo o Março Mulher.

 

Referência 

Inaugurado em 2017, o Hospital da Mulher é referência no atendimento à saúde da mulher no Norte-Nordeste. Em três anos, a unidade já realizou mais de 774 mil exames e procedimentos com finalidade diagnóstica, 27 mil cirurgias, 650 mil atendimentos ambulatoriais e 350 mil atendimentos médicos.

A sede está equipada para atender pacientes de todas as regiões da Bahia. No total são 136 leitos, sendo que 22 estão dispostos no Hospital Dia, 10 leitos na clínica médica (geral e oncológica), 85 são de clinicas cirúrgicas e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).