Herzem Gusmão é reeleito prefeito de Vitória da Conquista após disputa acirrada

Herzem é reeleito e Sheila será vice-prefeita. Foto: Divulgação

O atual prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), foi reeleito neste domingo (29), após apuração de 92,67% das urnas no segundo turno do terceiro maior município do estado. Com 54,71% dos votos válidos, o gestor emedebista superou seu adversário, o ex-prefeito Zé Raimundo (PT), por uma margem de aproximadamente 16 mil votos. A empresária Sheila Lemos (DEM) será a vice-prefeita.

A vitória de Herzem ocorre após uma eleição marcada pelo confronto acirrado, nos dois turnos, entre petismo e antipetismo. A polarização será um dos obstáculos do segundo mandato emedebista, que terá, entre outras responsabilidades, a missão de pacificar a cidade.

Durante a campanha, o ex-radialista Herzem Gusmão criticou o legado deixado pelas gestões petistas, que governaram o município por cinco mandatos entre 1997 e 2016. O emedebista utilizou como trunfo a recuperação da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) e o fato de Conquista ter batido a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 69 escolas durante sua administração.

A coligação vencedora reuniu, além de MDB e DEM, o Republicanos, o PTB, o Podemos, o PMB e o PSDB. Juntos, tais partidos elegeram nove dos 21 vereadores da Câmara, indicando uma possível minoria do governo nos próximos quatro anos. Para conquistar a maioria, Herzem teria que negociar com partidos que não estão apoiando nenhuma das duas candidaturas: PSC e PRTB.

A vitória de Herzem Gusmão é um triunfo importante para a oposição ao governo estadual. Conquista é o terceiro maior município do estado e será um ponto fundamental da campanha pelo governo da Bahia em 2022. Pensando nisso, o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT) participaram ativamente de carreatas de Zé Raimundo, assim como o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), também esteve em atos eleitorais do prefeito reeleito. Com informações do site Bahia Notícias