Hassan teve aval de Zé Cocá para fazer aliança com Jerônimo e desembarcar no Governo? Entenda

Hassan Iossef é o novo aliado de Jerônimo. Foto: Rede social

O secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Luiz Caetano, é tido como um estrategista de primeira linha no meio político baiano. Foi ele quem apareceu ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta semana, no primeiro encontro com o novo chefe do Executivo com os seis deputados do Progressistas, que fizeram oposição à campanha petista nas eleições 2022, inclusive Hassan Iossef, batizado como ”Hassan de Zé Cocá”, por ser um liderado do prefeito de Jequié, que até então era considerado um adversário de Jerônimo, depois da ruptura com o PT de Rui Costa na gestão estadual anterior.

Com a foto de Hassan e Jerônimo circulando na rede social, já ventilam o nome de Cocá como possível novo aliado do Governo. Há quem diga que, a participação de Hassan no encontro do PP com Rodrigues não foi meramente partidária e a sua ida aos braços do Governo perpassou pelo aval de Cocá, seu padrinho político, que apostou numa candidatura considerada duvidosa pelos adversários, mas que terminou com vitória expressiva nas urnas, conquistando 60.714 votos. Destes, mais de 26 mil sugrágios foram obtidos em Jequié, onde contou com o apoio da máquina municipal sob o comando de Cocá que, agora, deve ter feito seus cálculos políticos, pesando os ganhos do afilhado ir para a base governista e os de permanecer na oposição, cujos líderes do grupo derrotado, ACM Neto, João Leão e Cacá não tem as benesses que o Estado pode oferecer para sustentar um mandato de muitos compromissos assumidos.

Por outro lado, nota um guru político ouvido pelo Blog do Marcos Frahm, que tudo isso é fruto de uma articulação, que o Governo pode ter agido de maneira antecipada para compor com os ex-oposicionistas para garantir votações de projetos importantes, e quem sabe a futura votação na Assembleia Legislativa para a vaga da ex-primeira-dama Aline Fernanda Peixoto, que seria indicada ao cargo de Conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios e passaria pelo crivo do Legislativo.

Entretanto, mesmo que não se fale abertamente, tradicionais militantes petistas da Cidade Sol e interlocutores de grupos liderados por outros parlamentares estaduais, a exemplos de Euclides Fernandes (PT) e Patrick Lopes (AVANTE), estes que vestiram a camisa do PT na emblemática disputa sucessória que deu a vitória a Jerônimo não estariam contentes com a coalizão de Rodrigues com Hassan de Zé Cocá, já que o novo aliado do Governo foi a principal força contrária aos seus respectivos projetos em Jequié e região, além de ter remado na canoa de Neto. Até pouco tempo, o discurso dos aliados de primeira hora em Jequié era só elogios a Jerônimo nas redes sociais. Nos últimos dias, porém, o silêncio paira no ar com a foto do governador e o estadual que chega da oposição, apesar de representar um partido que no passado recente já integrou a ala governista, o PP.