Jequié: Criada em junho de 1952, Guarda Municipal completa 67 anos de existência

Guarda Municipal foi criada em junho de 1952. Foto: Divulgação

Criada em 01 de junho de 1952, pelo então prefeito Antonio Lomanto Junior, Guarda Municipal de Jequié, completou, neste mês, 67 anos de existência. No domingo (9), foi comemorada a data, num evento festivo, com a participação dos membros efetivos da tropa e seus familiares. Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Governo, Alexandro Santos; o comandante da Guarda, Frankney da Silva Souza; e demais secretários municipais.

Inicialmente batizada de Guarda Noturna e com apenas 13 integrantes, a corporação conta hoje com um efetivo de 171 membros, sendo 40 mulheres e 131 homens. A Guarda Municipal trabalha na proteção do patrimônio público do município, atuando nas ruas, na segurança de prédios públicos, no trânsito, dentre outros. Para desenvolver suas ações, a instituição conta com dois carros e duas motos, além de um Centro de Formação, que capacita, de forma contínua, os membros, com o propósito de melhorar, ainda mais, a operacionalização no desempenho das suas funções.

”A Guarda Municipal é uma família e hoje estamos aqui para celebrar a nossa história, a história das pessoas que, juntas, formam essa corporação que tem feito muito em prol da nossa população. É um momento de, também, agradecer aos homens e mulheres que fazem da Guarda a extensão da administração municipal, procurando cuidar e zelar pelo bem-estar dos cidadãos e dos bens públicos.”, disse o comandante da Guarda, Frankney da Silva Souza.