Grupos pedem cassação do mandato do deputado Kim Kataguiri após fala sobre nazismo

Fala de Kim Kataguiri gera reação no Congresso. Foto: Rede social

O Partido dos Trabalhadores (PT), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e personalidades assumidamente bolsonaristas, como os influenciadores Kim Paim e Bárbara Destefani e o jornalista Rodrigo Constantino, têm pedido a cassação do mandato ou renúncia de Kim Kataguiri (DEM-SP), após o deputado federal afirmar, na segunda-feira (7), que o nazismo não deveria ter sido criminalizado na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O comentário foi feito durante sua participação no Flow Podcast. Além de pedir cassação, Renan Calheiros alegou que apologia ao crime é caso de cadeia, não de opinião. ”Isso não é assunto para a política, mas para a polícia”, disse o senador.

A influenciadora bolsonarista Bárbara Destefani, por sua vez, pediu a renúncia do deputado federal e o chamou de ”terceira via sapatênis”. ”A gente ouviu o que você disse, por mais que você tente dizer que a gente ouviu errado”, disse Bárbara.

Pouco antes da declaração do deputado, o apresentador do Flow Podcast, Monark, defendeu a existência de partido nazista no Brasil. O programa o afastou pela declaração. O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a abertura de uma investigação para apurar se houve crime de apologia do nazismo por parte do deputado federal e do apresentador.