Governo do Estado conclui testagem do novo Coronavírus na comunidade escolar em Jequié

Testagem ocorreu no Colégio Luiz Navarro e no CPM. Foto: Secom

Os colégios estaduais de Jequié, Luiz Navarro de Brito e da Polícia Militar (CPM) Professor Poeta Luis Neves Cotrim, no município de Jequié, realizaram, nesta quarta-feira (19), o último dia de atendimento para a testagem do novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários. A iniciativa fez parte das ações do protocolo do Governo do Estado para o retorno às aulas, mesmo não tendo ainda a data de volta definida. Os municípios de Ilhéus e Itabuna seguem com o atendimento da comunidade escolar da rede estadual de ensino até sexta-feira (21).

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Hélder Amorim, fez um balanço das ações desenvolvidas em Jequié. ”Acredito que o Governo do Estado conseguiu cumprir o seu papel de contribuir, junto ao município de Jequié, para garantir a aplicação de testes rápidos a uma boa parcela da população, garantindo uma análise da infecção e respaldando a Secretaria de Saúde do Estado para o planejamento de combate e prevenção ao vírus”.

O estudante Gleison Santos, do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, do Colégio Estadual de Jequié, ressaltou como a testagem pode beneficiar toda a família. ”Com esta pandemia, muitos de nós ficamos responsáveis em resolver as questões fora de casa, por isso realizar o teste nos dá tranquilidade para continuarmos em contato com nossos pais e saber como proceder, de acordo com o resultado”.

Para o estudante Tales Silva, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, é importante a conscientização sobre a aplicação do teste. ”Espero que todos os meu colegas tenham participado da testagem, porque a iniciativa não é apenas pensando na gente. É poder garantir a saúde de nossa família, amigos e vizinhos”, afirmou.

Testagem – A ação, além de fazer parte do protocolo de retomada do ano letivo, visa ainda a segurança da comunidade escolar e de seus familiares, contribuindo para evitar a propagação do novo Coronavírus. Os testes em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino também já foram aplicados nas cidades de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.

A testagem acontece em municípios de pequeno e grande portes que apresentam elevados índices de contaminação, a partir da parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e das prefeituras municipais. A aplicação é feita por profissionais das secretarias de Saúde, seguindo todos os protocolos de segurança necessários. A divulgação dos resultados oficiais pela SEC só será feita após análise científica que está sendo realizada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).