Governador se emociona ao falar de câncer da mãe durante inauguração da Policlínica de Juazeiro

Rui Costa entrega mais uma Policlínica. Foto: Manu Dias

O governador Rui Costa (PT) se emocionou durante a entrega da Policlínica de Juazeiro na manhã desta terça-feira (30) ao se lembrar do diagnóstico de câncer da mãe aos 48 anos. Durante o discurso da inauguração, o governador deu mais detalhes sobre o Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama na cidade. Serão ao todo seis unidades móveis atuando nos distritos de Juazeiro, realizando a busca ativa pelo diagnóstico do câncer – o que viabilizará o diagnóstico precoce.

”Talvez se ela tivesse feito o exame, [governador chora] tivesse descoberto e não ter sofrido tanto durante 8 anos, lutando pela vida. […] Nunca esqueça de agradecer às pessoas que ajudaram na sua caminhada. Gratidão é uma das maiores virtudes do ser humano”, disse o governador.

O governador explicou ainda que o Estado aceitou fazer parceria e pagar com recursos próprios os exames preventivos ao câncer de mama para mulheres a partir dos 40 anos, já que o Sistema Único de Saúde só reembolsa aqueles realizados em mulheres a partir dos 50 anos.

O presidente do Hospital de Barretos, Henrique Prata, parceiro na empreitada, informou que atualmente a instituição atende 1400 casos de câncer avançados em baianos. Durante seu discurso, ele elogiou a iniciativa do Governo do Estado, e avaliou que as unidades móveis garantirão ao povo do interior o acesso a exame e tratamento equiparado ao que a população da capital tem acesso. Com informações do BNews