Governador sanciona lei que permite a criação da Companhia Baiana de Insulina

A lei que permite a criação da Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina), foi sancionada pelo governador Rui Costa. A estatal irá produzir medicamento para tratamento e controle do diabetes. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29).

Com a sanção, será implantada no estado a primeira fábrica de insulina do hemisfério sul. O Projeto de Lei para a criação da Companhia foi aprovado por unanimidade pelos 63 deputados na última quinta-feira (27). Com um investimento de R$ 200 milhões, subsidiados 100% pela iniciativa privada, será o primeiro laboratório do país – e o primeiro do Hemisfério Sul – a produzir insulina, reduzindo a necessidade de importação do hormônio da Europa e dos Estados Unidos, informou a presidência da Casa.

A Bahiainsulina será o braço fabril da Bahiafarma para a produção de insulina para o SUS. A Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana, que garante que o Ministério da Saúde adquira da Bahiafarma 50% da demanda nacional do SUS. O laboratório ucraniano Indar é responsável pela transferência de tecnologia.