Governador Rui Costa avalia reajuste em valor de ”bolsas de pesquisa” para universidades baianas

Rui na entrega do Hospital Mater Dei Salvador. Foto: Rede social

O governador Rui Costa declarou neste domingo (1°) que avalia o reajuste do valor das bolsas de pesquisa, principal renda de estudantes de mestrado e doutorado em universidades baianas. A situação de quem depende do benefício tem piorado ao longo do tempo.

Há pelo menos nove anos, as bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estão com o valor congelado, sem serem corrigidos pela inflação (saiba mais aqui).

”Estamos avaliando e vendo a possilidade dos aspectos legais já que estamos no ano eleitoral e tudo aquilo que significa aumento de valor tem que passar pela procuradoria [do estado] para validar em função da lei eleitoral. A gente tem em valores totais hoje o primeiro lugar no Brasil em apoio a mestrado e doutorado em todas as áreas”, disse Rui ao Bahia Notícias ao participar da inauguração do Hospital Mater Dei Salvador.

NOVO HOSPITAL

Na ocasião, o chefe do executivo estadual reafirmou a intenção de uma Parceria Público-Privada para tocar as obras do Hospital do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) (veja mais aqui).

”Nós convidamos para que eles possam atender o Planserv, e também para participar de um projeto que já publicado de uma PPP [Parceria Público-Pivada] para o hospital do servidor de 400 leitos onde nós queremos concentar os serviços de alta complexidade”, disse ao site Bahia Notícias.