Governador anuncia nova escola, recuperação de estradas e nova Delegacia em Nova Itarana

Rui Costa autoriza obras em Nova Itarana. Foto: Secom

Uma nova escola, moderna e bem equipada para o ensino em tempo integral, sistema de abastecimento de água para a zona rural e convênio para recuperar estradas vicinais degradadas pelas chuvas estão entre as obras e ações anunciadas e entregues pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (18), em Nova Itarana. Os anúncios que beneficiam diferentes áreas foram realizados durante a passagem do governador pelo município do Vale do Jiquiriçá, que também sofreu com os efeitos das enchentes que ocorreram no final de 2021.

Enquanto visitava a atual sede do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, o governador falou sobre o projeto da nova escola para os estudantes. ”Nós adotamos um padrão mínimo de escola, porque, na nossa concepção, ela deve conceber a educação em tempo integral para que possamos ter um desempenho ainda melhor na aprendizagem. É uma escola que funciona, pelo menos, 7 horas por dia, oferecendo, além do ensino convencional, cursos profissionalizantes, oportunidades para a prática cultural e equipamentos adequados para a prática esportiva”.

Em breve, os quase 300 alunos do colégio terão uma nova sede com melhores condições para as atividades estudantis. Além do bloco com oito salas de aula e espaços administrativos, serão construídos refeitório, auditório, laboratórios, quadra poliesportiva coberta com vestiários e campo society.

”A escola estadual aqui de Nova Itarana já oferece ensino em tempo integral e educação profissional, mas a atual estrutura física se tornou insuficiente diante de tamanha oferta, por ser muito pequena. Por isso, anunciamos um novo colégio para a cidade, com o novo padrão que o Estado vem adotando em toda a Bahia, com salas maiores, equipamentos esportivos, laboratórios, entre outros”, explicou o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

Além do novo colégio estadual, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) recebeu autorização para convênio com a prefeitura de Nova Itarana, visando a construção de uma escola municipal com 12 salas de aula.

Indo da qualidade na educação para a ampliação do acesso à água, o governador inaugurou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água para atender os povoados de Capim Branco e Campestre. Cerca de 50 famílias serão beneficiadas pela obra realizada em convênio entre a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), e a prefeitura municipal.

Para a comunidade do distrito KM 100, que também pertence a Nova Itarana, o governador deu por entregue a nova praça municipal, construída por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a prefeitura. Cerca de R$ 600 mil de recursos estaduais foram investidos na obra. Além disso, autorizou convênio para pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas da localidade.

Ações para o campo

A agricultura familiar também esteve no foco das ações anunciadas. Priorizando a recuperação de estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas de dezembro do ano passado, Rui autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar convênio com Nova Itarana para restaurar a trafegabilidade dessas vias e permitir o escoamento da produção agropecuária.

Também por meio da SDR, o governador autorizou convênio com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – Convale para procedimentos de regularização fundiária. A ação dará condições para que 1.980 famílias sejam inseridas no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Um segundo convênio autorizado por Rui, também entre SDR e Convale, tem como objetivo a aquisição de insumos e equipamentos de agroindustrialização. Somente neste convênio serão investidos mais de R$ 5 milhões, promovendo geração de renda das famílias diretamente atendidas e a dinamização da economia dos 17 municípios consorciados.

Mais saúde e segurança

Repetindo o que tem feito nas recentes visitas ao interior, o governador também autorizou em Nova Itarana a construção de uma nova delegacia territorial de Polícia Civil conjugada com unidade para a Polícia Militar. A obra será viabilizada em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura.

Por último, Rui Costa anunciou convênio entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a prefeitura municipal para aquisição de equipamentos para a Unidade Básica de Saúde da Família Edezio Vaz Andrade.