Gerson Camata, ex-governador do Espírito Santo, é assassinado com um tiro, em Vitória

O crime ocorreu em frente a um restaurante. Foto: Reprodução

O ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, de 77 anos, foi assassinado na tarde desta quarta-feira na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um restaurante. Segundo a polícia, o ex-governador foi morto com um tiro no ombro depois de uma discussão com um ex-assessor, causada por uma ação judicial movida por Camata contra ele. Marcos Venício Andrade, ex-assessor de Camata, confessou o crime e foi preso. O Samu chegou a ser acionado, mas o ex-governador morreu no local. Segundo a polícia, o autor dos disparos fugiu após cometer o crime, mas foi preso logo depois e presta esclarecimentos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A arma usada não tinha registro e foi apreendida. De acordo com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o suspeito foi preso e declarou, em depoimento, que a motivação foi uma ação judicial movida contra ele por Camata, que resultou no bloqueio de R$ 60 mil de sua conta bancária. ”Na tarde de hoje, o assessor foi tirar satisfação ao encontrar Gerson Camata na rua, na calçada, próximo a uma banca de revista e a uma padaria. Neste encontro, iniciou uma discussão verbal, onde o assessor sacou a arma e efetuou o disparo contra o ex-governador”, explica Rodrigues. Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986, exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011. Ele ainda foi vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal. Depois de ser baleado, Camata ficou caído na calçada. A família esteve no local do crime. Depois da perícia da Polícia Civil, o corpo foi levado ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória e liberado no fim da noite. O velório deve ocorrer nesta quinta-feira (27) no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba.

Suspeito confessa crime

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou que o suspeito do crime, Marcos Venício Andrade, de 66 anos, foi preso e encaminhado para prestar depoimento na sede do Departamento de Himicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória. Marcos é ex-assessor de Gerson Camata e autor do disparo que tirou a vida do ex-governador. Durante depoimento, Marcos confessou à polícia ser o responsável pelo crime.

Marcos Andrade confessou à polícia ser o responsável pelo crime.

A defesa de Marcos não quis comentar sobre o assunto. Informou apenas que o suspeito vai passar a noite na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Capital, e na manhã desta quinta-feira (27) será levado para o Centro de Triagem de Vitória. Marcos Andrade trabalhou como assessor de Gerson Camata por quase 20 anos. Em 2009, contudo, a relação entre eles ficou comprometida quando Marcos denunciou um suposto crime de caixa 2 cometido por Camata ao jornal “O Globo”. Em entrevista, Marcos afirmou que Camata recebia mesadas de empreiteiras, apresentava recibos falsos de contas eleitorais e obrigava funcionários a pagar, com salários do Senado, suas despesas pessoais. Gerson Camata negou as acusações à época. Ele afirmava que Marcos sofria de problemas psicológicos e que suas acusações não deveriam ser levadas em consideração. O processo continua ativo na Justiça do Espírito Santo.