Filhote de baleia jubarte é encontrado morto em praia de Ilhéus; animal tinha mordidas de tubarão

Filhote foi encontrado na Praia dos Milionários. Foto: Projeto (A)Mar

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto no sábado (20) na Praia dos Milionários, em Ilhéus, cidade localizada no sul da Bahia. Segundo dados do projeto (A)Mar, que monitora a vida marinha entre Maraú e Canavieiras, este foi o primeiro encalhe da espécie na região em 2022.

Segundo Wellington Laudano, veterinário do projeto, o filhote pesava cerca de uma tonelada e media quatro metros. Outra característica é que o animal tinha marcas de mordidas de tubarão, mas não é possível afirmar se elas aconteceram antes ou depois da morte.

O veterinário explicou que um filhote com características parecidas foi encontrado encalhado vivo na terça-feira (16), em uma praia a cerca de 10 km de distância da Praia dos Milionários. Ele estava machucado e foi recolocado na água por populares antes do Projeto (A)Mar chegar no local.

”Tudo indica que é o mesmo animal. Ficamos monitorando a região que ele encalhou pela primeira vez até sexta-feira e ontem esse filhote apareceu”, contou.

Segundo o veterinário, a causa mais provável da morte foi inanição, um estágio de fome que leva a uma rápida perda de peso e energia. ”Os filhotes dependem muito dos cuidados da mãe e normalmente não sobrevivem quando se perdem. Eles ficam sem alimento, sem proteção e ficam mais suscetíveis aos predadores”, explicou. As informações são do G1