Feira de Santana: Vigilância Epidemiológica monitora dois casos suspeitos de varíola dos macacos na cidade

A Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana segue monitorando dois casos suspeitos de varíolas dos macacos. Os pacientes do sexo masculino estão em isolamento domiciliar e aguardam os resultados dos exames laboratoriais.

De acordo com a coordenadora da Viep, Carlita Correia, em 2022, Feira de Santana registrou 10 casos. ”Em Feira de Santana, em 2022, o município conseguiu identificar 10 casos de varíola dos macacos, inclusive dois casos no momento continuam em isolamento aguardando resultado de exame. O total de notificados, com sintomas muito parecidos, que buscaram as unidades de referência, que são as Unidades de Saúde na Hora, Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e Policlínicas, foram 134 casos. A gente continua monitorando as pessoas que se apresentam nas unidades como possíveis casos de varíola, avalia, eles ficam em isolamento, e a gente faz o controle com os contatos. Nós acompanhamos desde o início da entrada até o resultado final do exame”, informou Carlita Correia ao Acorda Cidade.

Ela destacou que o perfil dos infectados foi de pessoas do sexo masculino, acima de 29 anos. ”Muitas mulheres também procuraram as unidades, porém os casos foram descartados, e a gente manteve o perfil dos 10 casos do sexo masculino. O município foi acompanhando. A gente tem infectologistas que monitoram também e com todos os pacientes a gente conseguiu marcar consulta individualizada com um profissional infectologista, e assim a gente foi tratando os sintomas e não tivemos nenhum tipo de agravamento, nem necessidade de internamento. Seguiram todos bem, de forma estável, e até o momento não há outro tipo de situação.”

Conforme a coordenadora da Viep, além da varíola dos macacos, Feira de Santana registrou ainda um caso de meningite meningocócica. ”A gente também registrou um caso de meningite meningocócica, onde o paciente foi hospitalizado no hospital do estado. Nós recebemos a notificação, e foi cumprido todo o protocolo de rastreamento dos contatos, e foi feita a profilaxia dos contatos próximos e assim a gente conseguiu controlar e não tivemos mais nenhum caso notificado durante este ano.” As informações são do Acorda Cidade.