Feira de Santana: ato de professores em greve é reprimido com gás de pimenta pela Guarda

Por tempo indeterminado, os professores da rede municipal de Feira de Santana, no centro-norte da Bahia, decretaram greve nesta quinta-feira (31), após assembleia realizada na parte da manhã.

Entre as reivindicações estão o pagamento dos precatórios do Fundef, reajuste salarial, enquadramento, licença prêmio e pecúnia, mudança de referência, pagamento integral dos salários, entre outros.

Após a reunião que deliberou pela paralisação, os docentes seguiram a pé em direção à sede da Prefeitura municipal, onde alguns chegaram a ocupar o espaço, na tentativa de um encontro com o prefeito Colbert Martins (MDB).

Contudo, houve confusão entre professores e guardas municipais dentro do prédio. Um dos agentes utilizou gás de pimenta contra uma das manifestantes que acabou passando mal e precisou de atendimento médico.

Em nota, a Prefeitura de Feira de Santana informou que foi surpreendida com a manifestação, na qual definiu como ”político-partidária”.

Sobre a ação da Guarda Municipal, a gestão feirense informou que os agentes agiram ”dentro do necessário para exclusivamente defender o patrimônio público, até porque o prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural”.

A adminstração explicou que, na noite de quarta-feira (30), fez uma reunião de negociação com os professores e garantiu o pagamento do piso salarial Nacional. A proposta, no entnato, não teria sido documentada, segundo o sindicato. Com informações do A Tarde