Exposição que homenageia o padroeiro Santo Antônio tem início no Museu Histórico de Jequié

Membros da comissão dos festejos com o Pe. Roberto. Foto: Secom

Santo Antônio, o santo padroeiro de Jequié, ganhou, este ano, novamente, um espaço entre as exposições do Museu Histórico João Carlos Borges. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio de uma parceria com a Paróquia Catedral de Santo Antônio, abriu, na noite de sábado, dia 1, no Museu, a exposição denominada ‘Santo Antônio, o Padroeiro de Jequié’.

Estiveram presentes, no evento de abertura, o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade; o museólogo e coordenador do Museu Histórico, Antônio Varjão; o padre Roberto Oliveira, pároco da Catedral; além de membros da comissão dos festejos de Santo Antônio; dos técnicos da Secretaria; e de fiéis da Paróquia de Santo Antônio. A exposição é aberta à visitação pública, com entrada gratuita, de 8h às 12h, de 14h às 18h e, à noite, até às 21h (horário especial de visitação até o dia 12 de junho).

A mostra é inspirada na monografia intitulada ‘A festa de Santo Antônio em Jequié – Festa religiosa-popular – Memórias e permanências culturais’, apresentada pela professora Maria Helena Veloso Sampaio Souza, que é responsável, também, pela curadoria da exposição.

ara o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, a iniciativa pública, que integra a programação junina oficial de 2019, colabora, sobremaneira, para a dinamização do Museu de Jequié, gerido pela Prefeitura, dando, portanto, cumprimento a um dos principais objetivos do museu, no sentido de estimular a manutenção da memória e fomentar a pesquisa.