EXCLUSIVO: Jaguaquara recebeu 869 mil reais em ISS da VIABAHIA em menos de um ano

Via Bahia ainda não construiu passarela. Foto: Blog Marcos Frahm

A Via Bahia repassa para os municípios que margeiam os trechos administrados pela Concessionária de Rodovias ao longo da BR-116 na Bahia milhões de reais em Imposto Sobre Serviço (ISS) todos os anos. Ocorre que moradores reclamam que, quase nunca, a população ribeirinha é beneficiada com investimentos oriundos dessa fonte de receita especifica. É o exemplo de Jaguaquara, onde a Prefeitura recebe esses recursos financeiros que podem ser aplicados em saúde, educação ou melhorias estruturantes, contudo, as deficiências são observadas por toda a parte, especialmente no Distrito Stela Câmara Dubois (Entroncamento), por onde passa a rodovia e ainda não foi cumprida a promessa de construção de uma passarela, cobrança antiga dos moradores, que já presenciaram vários acidentes, tipo atropelamentos, com vítimas fatais durante a travessia.

O Blog Marcos Frahm teve acesso a documentos que discriminam as mais recentes cifras destinadas a capital do Vale do Jiquiriçá, encaminhados pela Concessionária à Câmara Municipal, pós solicitação da Casa Legislativa. Somente de agosto de 2018 até julho deste ano, nada menos do que R$869.239,71 (oitocentos e sessenta e nove mil, duzentos e trinta e nove reais e setenta e um centavos) chegaram aos cofres públicos do Município apurados de ISS.

Entre os municípios que mais arrecadam

Com grande extensão territorial que abrange a BR-116, Jaguaquara é o terceiro maior município no que se refere ao percentual de rateio do que é arrecadado pela Via Bahia no Sudoeste baiano, 7,30%, ficando atrás apenas de Jequié e Vitória da Conquista.

Apesar de seu forte potencial econômico, o distrito Stela Dubois, com cerca de 15 mil habitantes é uma localidade muita carente de assistência dos poderes públicos em todos os setores, fato que tem sido objeto de muitas queixas por parte de moradores que cobram uma maior presença da administração municipal e mais atenção da Concessionária.