Ex-goleiro do Jequié, Edmilson Garcia é homenageado com Título de Cidadão Jequieense

Ramon Fernandes entrega título a Edmilson. Fotos: Marcos Frahm

Edmilson Garcia, goleiro da ADJ (Associação Desportiva de Jequié) no início da década de 1970 e funcionários do Banco do Nordeste de Jequié aposentado, recebeu o Título de Cidadão Jequieense, em Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (08/08), presidente pelo vereador José Augusto Aguiar – Gutinha, a partir de proposta do vereador Ramon Fernandes. Em um plenário lotado por familiares, amigos, vereadores e outros convidados, o evento foi marcado por momentos de grande emoção, quando o homenageado fez relatos de sua trajetória profissional, sua participação no futebol tanto com a camisa da Seleção de Jequié, pela qual foi campeão do Campeonato Intermunicipal, tanto pelo time profissional, assim como também fatos sociais marcantes, dos quais vários amigos presentes à sessão participaram.

Em sua fala, o vereador Ramon Fernandes justificou que ao conceder o Título de Cidadania a Edmilson Garcia, o município de Jequié presta uma das mais justas homenagens a este cidadão, nascido em Alagoinhas, mas com laços sociais, profissionais e afetivos muito fortes com a nossa cidade. ”Sua passagem por esta terra não foi uma simples passagem, pelo contrário, difícil esquecer e deixar de reconhecer sua marcante presença no dia a dia de nossa cidade que ainda hoje ele visita com frequência, pois aqui, tem muitos amigos”, e lembro do período que foi goleiro de times amadores e da ADJ. “Edmilson foi um grande goleiro. Tanto com a camisa da nossa Seleção Municipal, tanto defendendo as cores da ADJ, Edmilson escreveu seu nome na história e indiscutivelmente, o nome dele está escrito na galeria dos gigantes do nosso futebol”.

O homenageado ladeado pelos vereadores Pastoleiro e Marcinho

Citou que, Edmilson Garcia, fez sucesso, inicialmente, no futebol amador, onde atuou no América e no Flamengo de Maneca Sampaio. Em seguida, foi uma das principais estrelas da Seleção campeã do Intermunicipal de 1969 e logo no ano posterior, o selecionado passou por uma incrível transição do amador para profissional. ”A participação de Edmilson foi tão marcante, que ainda, hoje, tanto tempo depois (quase quarenta anos), o nome dele é lembrando e sempre associado ao time, ou seja: EDMILSON, GOLEIRO DA ADJ. Isso é uma verdadeira consagração a quem deu de si para uma causa tão importante como a de fazer a alegria de uma cidade através do futebol”, destacou Ramon Fernandes.

Deputado estadual Euclides Fernandes prestigiou a sessão solene

Enfatizou ainda que não foram somente as defesas incríveis, as vitórias, os títulos que marcaram a participação de Edmilson por Jequié. Segundo ele, foi ainda mais significante pelo exemplo. ”Não basta ser um bom goleiro, um ótimo atleta, tem que ser espelho e isto, indiscutivelmente, o nosso homenageado representa e representará para as futuras gerações”.

Edmilson Garcia nasceu na cidade de Alagoinhas e é casado com Mônica, tendo quatro filhos: Gláucio, Anne Caroline, Mariana e Amanda. Todos eles, assim como seus irmãos compareceram à Sessão Solene, bastante prestigiada com a presença do deputado estadual Euclides Fernandes, os ex-prefeitos Reinaldo Pinheiro e Walter Sampaio, do ex-deputado Raimundo Nonato, do prefeito de Itagibá e ex-presidente da ADJ, Gilson Fonseca, além de ex-atletas e amigos a exemplo de Waldomiro Borges Filho e vários cronistas esportivos a exemplo de Waldemir Vidal, Ari Moura, Souza Andrade e Ari Moura, dentre vários outros convidados.