Ex-servidores da Fiol cobram direitos trabalhistas em Jequié; advogado explica situação

Trabalhadores do Lote 6 da Ferrovia Leste-Oeste da FIOL, contratados pelo Consórcio Ferrovia Integração, Constran e empresas subcontratadas do Consórcio e que foram dispensados questionam o não recebimento de verbas provenientes das atividades desenvolvidas.

Segundo Flávio Cuming coordenador do departamento Jurídico do SINTEPAV, o Consórcio alegou contingenciamento da VALEC empresa responsável pela obra, e que por isso não poderia dar continuidade ao trecho que estava sendo construído. O SINTEPAV ingressou com processos na justiça para recebimento dos pagamentos das rescisões trabalhistas e um acordo foi homologado. Das seis parcelas previstas, duas foram definidas, faltando a terceira e a quarta parcela dos cerca de 340 colaboradores.

Na Bahia, a Fiol estende-se por 1.100 quilômetros. Quando estiver integrada ao Porto Sul permitirá o escoamento da produção baiana, principalmente de grãos e minérios. O investimento previsto para as obras no estado soma R$ 6 bilhões e mais de 6,3 mil empregos diretos. A FIOL é dividida em duas partes. A primeira delas, entre Ilhéus e Caetité, e  a segunda, entre Caetité e Barreiras.