Ex-deputado federal Jonival Lucas é nomeado secretário de Relações Institucionais do Estado

Jonival vai substituir Cibele Carvalho 

Até então secretário de Relações Institucionais em exercício, o ex-deputado federal Jonival Lucas Júnior foi nomeado como titular para o cargo. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (8), junto a outras mudanças na estrutura da pasta.

Lucas Júnior acumulava o posto de secretário interino com o cargo de chefe de gabinete desde que a ex-secretária Cibele Carvalho deixou o posto para concorrer à Prefeitura de Rafael Jambeiro. Com as definições oficializadas hoje, a chefia de gabinete passa a ser de Elisa Pellegrini, antes secretária particular do governador e apontada como nome de confiança de Rui. Para o lugar dela, o petista nomeou Talita Nobre Pessoa, que antes atuava como diretora-geral na Secretaria de Educação.

 

O NOVO SECRETÁRIO

Agora integralmente responsável pela pasta que cuida da coordenação política do Executivo com os demais Poderes e seus representantes, Jonival Lucas é natural de Sapeaçu na Bahia e tem 53 anos. De acordo com sua biografia descrita no portal da Serin, ele é economista de formação e foi eleito deputado federal por dois mandatos, de 1999 a 2002 e de 2003 a 2007. Anos mais tarde, ele também foi prefeito de Sapeaçu, de 2013 a 2016.

 

MUDANÇAS NO SECRETARIADO

Essa é a primeira mudança oficial no secretariado desde que o governador Rui Costa (PT) anunciou que faria alterações nos quadros. Especula-se que Major Denice, candidata do PT à Prefeitura de Salvador, ganhe espaço em uma das pastas. As possibilidades cogitadas até então são a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Secretaria da Casa Civil. As informações são do site Bahia Notícias