Eventual candidatura de Rui ao Senado mexeria nas posições do tabuleiro político em Jequié

Rui Costa tem nome cogitado para candidatura. Foto: Rede social

A dúvida que paira sobre os escolhidos pelos partidos da base do governador da Bahia, Rui Costa (PT), que poderão ou não pleitear vagas nas eleições deste ano, provocam comentários nos bastidores políticos da região. Jornais e blogs da capital dão contas que Rui pode decidir disputar uma cadeira ao Senado Federal. Se isso se confirmar, o senador Otto Alencar (PSD) assumiria a cabeça da chapa majoritária, e Jaques Wagner (PT) cumpriria o seu mandato de senador.

Se essa mudança ocorrer deverá impactar os nichos eleitorais comandados pelo PT, PP, PSD e DEM, contando, também, com a participação da primeira-dama, Aline Peixoto, que, com o marido fora do Palácio de Ondina, ficaria livre para pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados e a jequieense tem vocação política e trabalho prestado para tentar a sorte nas urnas.

Se esta possibilidade vier a se efetivar, a presença de Aline no cenário político da Bahia poderá impactar nas eleições em Jequié, uma vez que a primeira-dama detém influência direta no setor da Saúde, o mesmo público que é atendido pelo deputado Antônio Brito (PSD). Portanto, uma suposta disputa eleitoral entre Aline e Antônio Brito poderia causar perdas para o deputado, como também para Leur Lomanto Jr. (DEM), que é o principal correligionário do prefeito Zé Cocà (PP) na Câmara Federal e enfrentaria mais uma concorrência por votos na sua terra natal.

Já a nível local, uma eventual ida de Rui para a disputa ao Senado, abriria espaço para o vice-governador, João Leão, comandar por nove meses os destinos do Estado, o que seria uma lufada de ar para os projetos políticos de Zé Cocá em Jequié, que tenta apagar incêndio entre o seu secretário de Governo, Hassan Iossef e prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes (PP), ambos virtuais candidatos ao cargo de deputado estadual.

Há quem diga que, com Leão no posto de governador, Cocá teria mais poder de decisão e poderia usufruir das benesses do governo para emplacar um candidato.

Enquanto isso, o deputado Euclides Fernandes vem se articulando nos territórios onde já possui bases, contando, inclusive, com as bençãos da primeira-dama Aline, que não deve medir esforços para uma dobradinha com Fernandes na Cidade Sol.