Euclides tem aprovado projeto que inclui no currículo das escolas prevenção da gravidez precoce

Projeto de Euclides Fernandes é aprovado na CCJ. Foto: AL-BA

O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT), teve dois importantes projetos de lei aprovados na sessão de terça-feira (05/11), da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia. As proposições de autoria de Euclides foram apreciadas pelos integrantes do colegiado, sendo consideradas constitucionais.

A primeira proposta de Fernandes institui, no currículo das escolas estaduais, conteúdo programático voltado à prevenção da gravidez precoce. ”Informações recentemente divulgadas dão conta da cada vez mais precoce iniciação sexual de jovens em todo o mundo. No Brasil, em particular, tal iniciação ocorre muito cedo, ocasionando a ocorrência de muitos milhares de casos de gravidez em adolescentes, muitas delas com idades que variam dos 11 aos 13 anos”, justificou. Para Euclides, a educação é uma ferramenta fundamental para reverter essa situação.

Euclides Fernandes teve outro projeto aprovado pela CCJ – o que prevê prioridade no atendimento aos usuários portadores de diabetes, na realização de exames médicos em jejum total, nas unidades de saúde da Bahia.

Ao defender a proposta, o pedetista explicou que ela tem como objetivo permitir uma maior agilidade e conforto para estes pacientes.

Ele lembrou que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, em muitos casos, metade dos portadores de diabetes tipo 1 sofre com hipoglicemia uma vez por mês, mal que também afeta alguns pacientes de diabetes tipo 2. E pontuou que, por isso, o diabético não pode ficar longos períodos sem se alimentar.