Euclides Fernandes reclama da buracos na BR-116 e pede rigor no contrato com a ViaBahia

Euclides apresenta indicação direcionada ao ministro. Foto: ALBA

O deputado Euclides Fernandes (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação direcionada ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sugerindo rigor nas cobranças, junto à Via Bahia Concessionária de Rodovias S.A, para que sejam cumpridos os termos do contrato, firmado com o Governo Federal, para exploração de pedágio e manutenção da BR-116 e BR-324.

De acordo com o pedetista, é urgente a manutenção da estrada, conhecida como Rio-Bahia, no trecho compreendido entre os municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista, ”que se encontra em estado lastimável, podendo até ser interditado em razão do grande número de buracos”.

No documento, Fernandes lembra ao ministro Tarcísio Gomes da reunião ocorrida no início deste ano, com a bancada federal de deputados baianos. Na oportunidade, diz o legislador, ”V. Excia aventou a possibilidade de declarar a caducidade do contrato de concessão, descartou a reabertura de negociação com a Via Bahia para continuar administrando as duas estradas e classificou a concessionária como a pior do Brasil”.

Euclides ressalta ainda que, no encontro com os parlamentares, o próprio ministro Tarcísio admitiu que a Via Bahia descumpria parte das cláusulas definidas em contrato, além de reconhecer que, em mais de dez anos, a empresa não cumpriu sequer 90% dos investimentos previstos, entre os quais a duplicação da BR-116.

Por fim, o deputado afirma que a iniciativa tem a finalidade de encontrar meios eficientes para que a rodovia seja inteiramente recuperada e os usuários voltem a ter tranquilidade para trafegar na região, ”livres do risco de assaltos por conta da redução da velocidade nas estradas esburacadas”.