Euclides e Ramon Fernandes se reúnem com Rui Costa e sugerem UTI Móvel ao Consórcio de Saúde

Euclides Fernandes, Rui Costa e Ramon. Foto: Divulgação

O deputado estadual Euclides Fernandes se reuniu na noite desta quarta-feira (29) com o governador Rui Costa, no Palácio de Ondina, para tratar sobre assuntos diversos e, no encontro, o deputado, acompanhado do filho vereador em Jequié, Ramon Fernandes, sugeriu ao chefe do Executivo baiano a disponibilização, por parte do Governo do Estado, de UTIs móveis para os consórcios regionais de saúde.

Euclides apresentou como exemplo o Consórcio Regional de Saúde instalado em Jequié, que atende municípios do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá, enumerando as deficiências da entidade nesse período de pandemia do coronavírus, relatando que o Consórcio poderá auxiliar melhor os municípios no enfrentamento da Covid-19.

O deputado apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação endereçada ao governador sugerindo a disponibilização de UTIs móveis e lembra que o país vive, atualmente, o que os especialistas chamam de interiorização da contaminação. ”Diversos estados da federação conseguiram controlar os casos de disseminação da Covid-19 nas capitais e cidades mais populosas. Contudo, tem se observado, neste momento, o crescimento exponencial de casos em diversas cidades do interior do país. No caso da Bahia, as cidades mais afetadas são principalmente aquelas de pequeno porte, onde os casos de infecção não demonstraram significativa incidência nos primeiros meses de deflagração das medidas de controle epidemiológico”.

Para Euclides, o poder público deve, agora, se dedicar a viabilizar o auxílio no tratamento e transporte dos doentes que residem em cidades mais afastadas dos grandes centros de tratamento com leitos de UTIs. ”Para tanto, é necessária a intervenção do nosso governador para dotar os consórcios regionais de saúde de instrumentos que possam se somar aos diversos esforços já materializados no controle definitivo do vírus”, indica o pedetista