Estudo analisa pele de idosa de 92 anos que usou filtro solar apenas no rosto por 40 anos

Um estudo publicado no Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology, de Christian Posch, evidencia a importância de usar filtro solar para proteger o corpo.

Na publicação, o especialista avaliou a pele de uma senhora que usou protetor solar ao longo de quatro décadas apenas na região do rosto. Hoje, com 92 anos de idade, é perceptível a diferença dos danos dos raios UV entre as áreas do rosto e pescoço, por exemplo.

”Estudos epidemiológicos e dados de registros nacionais apontam que a idade avançada é o maior fator de risco para câncer de pele”, escreveu o autor, que atua no Departamento de Dermatologia e Alergia da Escola de Medicina da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. “Há evidências crescentes de que os processos biológicos do envelhecimento da pele, que são independentes de fatores externos, também desempenham um papel substancial na carcinogênese [formação do câncer] da pele”.

Conforme publicação da Revista Galileu, segundo o pesquisador, uma célula envelhecida é uma célula senescente, ou seja, que segue permanece no ciclo celular, mas que ainda está metabolicamente ativa aumentando o risco de mutações genéticas que podem dar origem ao câncer.

Christian Posch argumenta ainda que os paralelos entre envelhecimento e risco de câncer demonstram que, se tratarmos os sinais de envelhecimento, podemos, sem dúvida, também reduzir o risco de doenças relacionadas à idade. Com informações do Bahia Notícias