Estudantes do Curso Técnico do Colégio Pio XII participam de Feira Internacional

Os estudantes do 4º. Técnico do Curso de Agroindústria do Colégio Pio XII, em Jaguaquara, Clériston Santos e Rafael Nunes, acompanhados da Orientadora Professora Valéria Sousa (foto), participaram da XXII FENCYT – Feira Escolar Nacional de Ciência y Tecnologia, no período de 24 a 28 de novembro, em Lima, capital do Peru.

Clériston e Rafael, acompanhados da Professora Valéria Sousa

O projeto intitulado “Secador Econômico para Desidratação de Tomates reutilizando Materiais Recicláveis” foi pré-selecionado pela Rede POC (Rede do programa de Olimpíadas do Conhecimento para representar o Brasil no FENCYT 2012). A FENCYT é um dos mais tradicionais eventos do estímulo ao protagonismo juvenil pela Ciência e Tecnologia na América Latina e reúne, anualmente, os 52 melhores projetos desenvolvidos pelos estudantes das escolas peruanas. O projeto do Colégio Pio XII foi selecionado em função da sua pertinência com relação ao foco do evento, ao rigor científico apresentado e pelo seu impacto social a partir da recomendação do comitê organizador.

Os estudantes posam para foto com pequenos peruanos

Para a professora Valéria Sousa, a participação dos alunos do Colégio Pio XII foi de grande relevância para o amadurecimento dos alunos, no momento em que perceberam a boa aceitação do projeto. Hoje, já pensam em fazer um curso superior nesta área e aprimorar o secador para que seja utilizado em benefício dos pequenos produtores. A diretora Nelma Porto considera um momento ímpar, pois eleva o nome da instituição educacional a nível internacional e serve como exemplo para todos os alunos do Pio XII na perspectiva de aproveitarem ao máximo todos os projetos realizados pela escola.