Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Jequié apresentam projeto de robótica em São Paulo

Estudantes se debruçaram no projeto. Foto: Divulgação

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), de Jequié, está apresentando projeto de robótica na 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), em São Bernardo do Campo (São Paulo), que teve início na terça-feira (17/09) e prossegue até sábado (21). O trabalho é protagonizado por oito estudantes da rede estadual participantes da incubadora de projetos do CJCC, denominada ”Prototipagem Criativa”, cujo objetivo é pesquisar e desenvolver projetos voltados para a eletrônica básica, lógica de programação e robótica educacional.

Sob a orientação do professor André Carlos Pereira da Silva, os estudantes se debruçaram no projeto que tem como eixo temático a computação criativa e o scratch (linguagem de programação gráfica). O projeto propôs a programação física de um robô através da placa tecnológica para uso educacional chamada Micro Bit. A partir dessa tecnologia, o robô identifica ambientes por meio de sensores e, de acordo com os estudantes, no futuro poderá ser usado para a acessibilidade de pessoas com deficiências.

Rian Sodré Santos, 18, do 3º ano, que está em São Paulo representando o grupo, comentou sobre a sua experiência. ”Está sendo maravilhoso. Sempre gostei da área de robótica e, agora, o CJCC me proporciona esta oportunidade. Estou muito feliz, pois estou aprendendo muito com o projeto e participar da conferência está sendo importante para o meu aprendizado e, consequentemente, para o meu crescimento”.

O colega Walison de Jesus Santos, 18, 3º ano, que também está presente no evento paulista, falou da experiência de trabalhar com robô. ”A proposta do projeto é estimulante, nos motiva a cada dia mais pesquisar, criar, transformar, melhorar. Esta viagem vai somar e enriquecer o nosso aprendizado. Estou honrado de representar o CJCC e a Bahia”.