Estudantes da UFBA realizam manifestação em Salvador contra ”confisco” de R$ 2,4 bi das federais

A manifestação começou por volta das 11h. Foto: Reprodução

Os estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizaram um ato, na manhã desta quinta-feira (6), em Salvador, contra a retenção de R$ 2,4 bilhões em recursos de institutos e universidades federais. Anunciado ontem (5) pelo Ministério da Educação (MEC), o contingenciamento de verbas deve atingir as despesas discricionárias.

A manifestação começou por volta das 11h, quando os alunos ocuparam o salão nobre da universidade, no bairro do Canela, e realizaram uma assembleia. Reunido, o grupo deliberou pela realização de uma passeata pelas ruas da cidade. Os manifestantes seguiram até a sede da prefeitura da capital baiana, na Praça Municipal, onde encerraram o ato com palavras de ordem contra o governo federal.

A mobilização desta quinta foi realizada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFBA (DCE-UFBA), que também convocou uma paralisação geral da comunidade acadêmica, não só nos campi de Salvador como também no campus de Vitória da Conquista.

Em uma publicação em que convoca os demais membros, a entidade ressaltou que estaria promovendo o protesto para que a instituição ”não paralise totalmente nos próximos períodos, fechando as portas por não ter recursos”.

Com a retenção anunciada pelo MEC, que equivale a 11,4% da dotação atual que é destinada, deverão ser afetados os contratos de prestação de serviços – como os de limpeza e segurança -, os programas de concessão de bolsas e a compra de materiais de consumo. No decreto que estabelece a restrição há a previsão de que o dinheiro seja liberado apenas em dezembro. Com informações do site Bahia Notícias