Estratégias de saúde animal foram debatidas em audiência pública na Câmara Municipal de Jequié

Profissionais da saúde e vereadores em audiência. Foto: Emanuel Jr.

A Câmara Municipal de Jequié promoveu uma Audiência Pública, na quinta-feira (02), para discutir estratégias de saúde animal, com especial enfoque no funcionamento do Castramóvel, equipamento adquirido pela Prefeitura, cujas atividades devem ser iniciadas ainda neste mês de dezembro, conforme informação transmitida, na abertura da reunião, pela enfermeira Franciele Cardoso, que representou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.

Os vereadores Moana Meira, Emanuel Campos (Tinho), Soldado Gilvan, Ramon Fernandes e João Paulo enfatizaram sobre a importância da iniciativa, mas também fizeram questionamentos e apresentaram sugestões quanto a necessidade de expansão do atendimento aos animais errantes, discurso que foi reforçado pelos representantes de ONGs e por médicos veterinários.

Embora todos entendam que o programa é voltado para atender a parcela da população que não tem condições econômicas para arcar com as despesas de uma castração, foi sugerido que haja esforço no sentido de alcançar animais em situação de rua.

O médico veterinário da SMS, Neilton Rotondano, esclareceu que o programa é o início de um processo que, com o tempo, ser cada vez mais aperfeiçoado para atender os objetivos de controle de natalidade e de zoonoses. Também foi colocado que deve ocorrer um grande esforço por parte dos poderes públicos com vistas à adoção de medidas voltadas para o fortalecimento e valorização das entidades que cuidam de animais na cidade.