Estado do Rio Grande do Norte enfrenta ataques violentos e tem semana de terror, em 48 cidades

Balas disparadas contra posto de gasolina.  Foto: Emerson Medeiros

Pelo menos 48 cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de ataques criminosos nesta semana. O terror começou na madrugada de terça-feira (14), quando prédios públicos e privados foram depredados, veículos incendiados e moradores das regiões ficaram em estado de pânico. Confira, a seguir, um resumo do que aconteceu até agora e mais detalhes sobre como os ataques estão impactando a vida dos moradores do Rio Grande do Norte.

Os ataques começaram na madrugada do dia 14 de março, quando ao menos 20 cidades foram alvos de destruição.  No primeiro dia, um fórum de Justiça, duas bases da Polícia Militar, a sede de uma prefeitura e outros prédios públicos foram alvos. Veículos foram incendiados, incluindo ônibus do transporte público. Nos dias seguintes, mesmo com a segurança reforçada, os ataques continuaram.

Cem pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques. O governo não divulgou um balanço oficial de mortes. Entretanto, um comerciante foi assassinado, na noite do dia 14, e dois suspeitos foram mortos em confrontos com a polícia. No sábado (17), um policial penal foi assassinado na Grande Natal. O governo federal informou que o gatilho para os ataques foi a transferência de chefes do chamado “Sindicato do Crime” para fora do estado, em janeiro. A organização é considerada pelas forças de segurança a principal facção do Rio Grande do Norte.

 Além disso, para os ataques, o Sindicato do Crime teria se aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção de origem paulista. Fontes do governo dizem que o PCC exige melhorias nas condições das unidades prisionais. Motivação: Segundo a polícia, os ataques são coordenados por uma facção criminosa. Consequências: Por causa dos ataques, diversos serviços públicos foram afetados, e eventos acabaram suspensos.

Aulas em universidades públicas, como a UFRN e UERN, foram suspensas. Natal e Mossoró chegaram a recolher a frota do transporte público. Viagens intermunicipais também foram suspensas. Dois jogos de futebol foram cancelados, incluindo o clássico América x ABC, que estava marcado para este domingo (19). As informações são do G1