Bahia é pioneira na testagem em estudantes, professores e funcionários da rede estadual

Governo faz testagem do coronavírus. Foto: Climério Sapucaia

O Governo da Bahia iniciou, nesta quinta-feira (25), a testagem em massa para o novo coronavírus (que causa a covid-19) dos estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino nos municípios de Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca. A ação, pioneira no país, deve atender 4,6 mil pessoas e tem o objetivo de ampliar a prevenção e o combate ao novo coronavírus, além de proporcionar as primeiras avaliações para a garantia da integridade da comunidade escolar no processo de retorno às aulas.

”Podemos dizer que esta é uma grande união de força do Governo da Bahia, com o envolvimento dos gestores e funcionários das escolas; dos Núcleos Territoriais de Educação; e da parceria fundamental da Secretaria da Saúde do Estado [Sesab], das prefeituras, através das secretarias municipais de Saúde e da Educação, além do apoio da Polícia Militar, da Universidade Estadual de Santa Cruz e dos veículos de comunicação. É mais uma decisão do governador Rui Costa, que mostra a preocupação e o zelo com a saúde da comunidade escolar, neste momento de pandemia”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ao destacar que as escolas serão orientadas para auxiliar os estudantes para a retirada do Cartão do SUS.

Os testes para o Coronavírus serão realizados conforme calendário (disponível no Portal da Educação), que inclui a ida de equipes em comunidades rurais. O estudante Samuel Rodrigues, do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Polivalente de Itajuípe, em Itajuípe, foi cedo fazer o teste e comentou sobre a importância da prevenção. ”É muito bacana ver a escola tendo esta preocupação com a nossa saúde. Esta iniciativa também ajuda, principalmente, o município a combater o vírus. Espero que consigamos voltar às aulas na escola em breve”, disse.