Estado da Bahia adere a campanha da ONU durante a Semana Nacional do Meio Ambiente

/ Bahia

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na Bahia foi realizada na manhã desta segunda-feira (3), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento é composto por uma série de debates, envolvendo convidados reconhecidos nacional e internacionalmente pela atuação na área ambiental. Durante a Semana do Meio Ambiente, que segue até a próxima sexta (7), o Governo da Bahia assina dois termos de adesão, sendo um deles à campanha ‘Respire Vida’, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A outra adesão é ao desafio ‘Campeões do Oceano’, que envolve as escolas da rede estadual de ensino. No evento, o secretário estadual do Meio do Ambiente, João Carlos da Silva, destacou a relevância da adesão aos dois termos. “Essas ações irão somar a um eixo estratégico que estamos desenvolvendo na secretaria, que é a educação ambiental. A abertura da Semana do Meio Ambiente faz parte do trabalho que estamos construindo de transformar o meio ambiente em uma pauta positiva no estado”, afirmou.

A Bahia é o primeiro estado brasileiro a aderir à campanha da ONU, que integra uma ação global e faz um apelo por um ar mais limpo. “É uma campanha que pensa todas as variáveis da poluição do ar e como elas podem ser combatidas. Além disso, estamos lançando uma publicação chamada ’16 medidas pela qualidade do ar’, com indicações de quais ações podem ser adotadas por gestores de municípios para aderir a um plano de ação que atue nesse combate. Estamos abordando questões referentes a resíduos, agricultura, entre outros temas”, explicou a coordenadora de Comunicação e Educação da ONU Meio Ambiente, Flora Pereira. Já o projeto ‘Campeões do Oceano: Desafio do Plástico’ estimula a discussão sobre o lixo nos ambientes costeiro e marinho. A iniciativa será levada para todas as escolas da rede estadual. Nas unidades de ensino que ficam distantes do litoral, será trabalhada a temática ‘Escolas da Bahia: cuidando das águas’, com foco de atenção para os rios e nascentes.

Os comentários estão fechados.