Estádios não abrigarão jogos, diz governador ao rejeitar partidas da Copa América na Bahia

Rui Costa fez pronunciamento nesta segunda. Foto: Secom

O governador Rui Costa (PT) afirmou na noite desta segunda-feira (31) que não autorizará jogos da Copa América em estádios da Bahia, dentre os quais a Arena Fonte Nova, onde funciona um hospital de campanha exclusivo para pacientes com Covid-19. Após Colômbia e Argentina decidirem não abrigar a competição, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou o Brasil como novo local de disputa do torneio, marcado para começar em 13 de junho.

”A prioridade que queremos é vacina. Vacina para salvar vidas humanas. Vacina para retomar o emprego, a renda, a economia. Esperamos que o governo federal tenha empenho, dedicação e trabalho para a chegada de mais vacinas rapidamente. Aqui na Bahia, a prioridade é salvar vidas humanas, continuar trabalhando e gerar renda para a população”, disse o governador em um pronunciamento em vídeo divulgado por sua assessoria.

”O estádio [a Arena Fonte Nova] está provisoriamente ocupado com leitos de UTI. Portanto, aqui na Bahia não poderão ocorrer jogos, de qualquer copa, em função do uso do estádio para salvar vidas humanas”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

Pela manhã, Rui Costa havia se manifestado favorável à realização de partidas da competição em solo baiano, desde que, segundo ele, não houvesse público nas arquibancadas.

Horas mais tarde, ele, no entanto, usou as redes sociais para defender a compra de vacinas contra o coronavírus e rechaçar, de forma enfática, a possibilidade de o país sediar um evento esportivo diante da marca de quase 500 mil mortes provocadas pela doença.

Nas últimas 24 horas, o país registrou 874 novos óbitos por Covid-19 e passou a acumular o total de 462.966 vidas perdidas desde o início da pandemia. No mesmo período, a Bahia contabilizou mais 81 mortes e o total de 21.241 óbitos dede o início da pandemia.

”O Brasil precisa de mais vacinas e não de Copa América. Não é responsável termos mais uma competição quando nos aproximamos da marca de 500 mil mortes pela Covid-19. A agilidade que o Governo Federal teve para dizer sim à Copa América precisa ser aplicada à compra de vacinas”, escreveu o governador.