Escolhido por Bolsonaro, reitor da UFRB evita falar de nomeação e diz que corte de verbas é desafio

Novo reitor foi empossado por Abraham Weintraub. Foto: Luis Fortes

Apesar de ver sua nomeação com surpresa, o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fábio Josué dos Santos, 43 anos, evita falar da escolha do presidente Jair Bolsonaro. Agora, o professor quer focar nos novos desafios que precisa enfrentar para sua gerir a instituição.

O docente do curso de Pedagogia da instituição foi escolhido pelo presidente para assumir o comando da UFRB na última semana. A nomeação do novo reitor, no entanto, chamou atenção da comunidade acadêmica. Isso porque Santos foi o menos votado entre os que compunham a lista tríplice para ocupação do cargo.

”Existia toda uma expectativa na primeira colocada, inclusive eu manifestei desejo sobre essa nomeação, mas não aconteceu”, diz o reitor. Para Fábio, que foi empossado na última segunda-feira (5) em Brasília, o principal desafio da sua gestão é a questão do bloqueio de verbas. O Ministério da Educação (MEC) contingenciou 30% da Orçamento das universidades federais no último mês de abril.

”O que a gente está propondo agora é olhar para frente e para a gestão da universidade, porque eu estava na lista tríplice e fui nomeado. Temos novos desafios como a questão das dificuldades orçamentárias, que é uma realidade geral”, afirma o professor. ”É bem verdade isso é um desafio para uma universidade nova, como a UFRB. No nosso caso, teremos que ainda a necessidade de ampliar a infraestrutura. Temos obras paradas que precisam de investimentos altos”, conclui.

Relembre o caso

A professora Georgina dos Santos foi a mais votada para comandar a UFRB entre 2019 e 2023 –tanto na consulta acadêmica feita aos alunos, quanto na votação do Conselho Universitário para a lista tríplice. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro escolheu o terceiro lugar da lista, professor Fábio.

O Decreto nº 1.916, de 23 de maio de 1996, prevê que o presidente pode nomear qualquer um dos três nomes apresentados, sem apresentar justificativa para o nome escolhido.

No dia 30 de julho,  o Conselho Universitário da UFRB enviou uma ”moção de preocupação” ao Ministério da Educação, pedindo a composição da reitoria para que os cargos não ficassem vazios. No documento, o conselho disse apoiar a nomeação de Georgina Gonçalves dos Santos como nova reitora.