Enviado pela SESAB, carro fumacê chega para ajudar no combate ao Aedes aegypti em Jaguaquara

Carro fumacê já circula nas ruas da cidade. Foto: Flávio Silva

A Prefeitura de Jaguaquara passou a adotar medidas, ou seja, ações para prevenir Dengue, Zika e Chikungunya no município depois de a Secretaria Municipal de Saúde revelar casos suspeitos de Dengue na cidade e ouvir cobranças dos moradores para ações eficazes.

Segundo a Prefeitura, a realização de mutirões comunitários envolvendo agentes de saúde e outros servidores públicos está entre as ações desenvolvidas, inclusive nos bairros: Malvinas, Lagoa e Palmeira, áreas que supostamente estariam com os maiores índices de infestação do Aedes aegypti.

Uma das ações é a circulação do carro fumacê, solicitado pelo Município à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Destinado a Jaguaquara, um veículo, equipado com uma bomba pulverizadora de veneno, passou a percorrer, nos últimos dois dias, as vias da cidade com o trabalho de borrifação.

O carro borrifa as gotículas de um líquido composto por pequenas quantidades de um inseticida capaz de eliminar os mosquitos que estiverem voando no local no momento da aplicação.

O fumacê, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), tem como função específica eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypti e deve ser utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.

E as informações são de que o número de casos suspeitos e alguns registrados em Jaguaquara exige atenção redobrada da população e das autoridades, deixando a maior cidade do Vale do Jiquiriçá em sinal de alerta. *Nota original do Blog Marcos Frahm