Agente Transformador

Fernando Volpi

Gestor inteligente e antenado sabe que deixar o empregado a deriva, desorientado e sem corrigir o rumo quando erra, não é bom para o seu empreendimento. Gestor perspicaz sabe que deve dar aos empregados um “feedback” de que eles precisam para serem bem sucedidos nas tarefas, oferecendo-lhes condições sólidas e até certa autonomia para aprenderem com eventuais erros. Gestor capacitado sabe que, para manter a equipe na linha, não precisa ser durão, temido e inflexível, mas também não pode ignorar que nunca, absolutamente nunca, deve ser indiferente às constantes mutações do mercado e da administração moderna, atualizando-se regularmente. A indiferença consuma o fracasso, pois gera estagnação e estagnação é coisa para caranguejo.

Sabemos que é constrangedor afirmar ao empregado que ele tomou decisão errada ou impensada. Também sabemos que é difícil (e, em muitos casos, um risco) para o empregado alertar o chefe sobre decisões equivocadas que tomou. Mas a experiência do homem de proa deve ser levada em consideração pelo homem na popa, na cabine de comando. Nas antigas esquadras, era o homem da proa o responsável pela orientação para o comandante, aos berros: “terra a vistaaaaaaaaaa!”.

O fortalecimento das relações entre gestor e empregados é imprescindível e só é possível através da confiança mútua e da consequente segurança recíproca. De um lado, o feedback. De outro lado, motivação, orientação e incentivo para que todos deem o melhor de si. Quando o gestor consegue extrair dos seus auxiliares o melhor que têm a dar, torna-se um líder.

Gestor deve ser necessariamente um líder no melhor estilo da pessoa que sabe desenvolver habilidades nos colaboradores. É o gestor transformador, o gestor inspirador.

Transformar é uma das finalidades dos seminários do Sebrae, além de informar, atualizar e inspirar para a inovação. Em toda reconstrução está implícita a transformação e este governo não se permitiria, apesar das duras dificuldades, ficar de fora desta força tarefa pela transformação, desse esforço de inovação.

O Sebrae atrai empreendedores antenados e se concentra naqueles que desejam sair de sua rotina diária preocupante e estacionada, e procurar por algo acima do interesse meramente comercial do antigo “toma lá, dá cá” limitado e instável.
Em nome do esperançoso povo de Canavieiras e da Secretaria de Turismo que eu represento, e em meu próprio nome, manifesto boas vindas aos novos tempos Sebrae do empreendedorismo consciente e de gestões que buscam atingir o seu potencial máximo, qualificadas e capacitadas.

A esperança por melhores dias para todos é o que me estimula, tendo no Sebrae e nos gestores públicos e privados, empresários e empregados em todos os níveis, autônomos, liberais, a alimentação dessa esperança. Afinal, todo gestor, todo empresário, todo empreendedor, todo funcionário, todo comerciário, todo produtor rural e a imensa legião de prestadores de serviços são na verdade difusores e negociadores de esperança.

Por Fernando Volpi

Deixe um comentário