Enquanto mancha de óleo se espalha, secretário estadual de Turismo passa semana na Itália

Fausto voou com a família para a Itália. Foto: Reprodução/Band

Desde quarta-feira passada, o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, voou com a família para a histórica e monumental Roma a fim de aguardar o evento de canonização de Santa Dulce na cidade do Vaticano, que aconteceu no dia de ontem. Embora não se possa desconsiderar a importância da canonização para a sua área, como bem demonstra o crescimento do turismo religioso em todo o mundo, não se justifica tão longo afastamento quando problema de grande monta surge no litoral baiano.

Trata-se do vazamento de óleo do qual se tem notícia desde agosto sem que nenhuma providência tenha sido adotada e cuja extensão e proporção neste momento, quando atinge praias do Nordeste e da Bahia, começam finalmente a incomodar os Poderes Públicos. O desastre ambiental naturalmente afetará o turismo, motivo porque os representantes do setor, principalmente o doméstico, já começam a demonstrar apreensão com seu inevitável impacto, dando aqui e ali declarações que revelam o clima sobre os fatos. Diante de tal quadro surpreende que o secretário tenha programado seu retorno à Bahia apenas para quinta-feira desta semana, totalizando assim um período de mais de uma semana fora do Estado quando o estrago se aprofunda, exigindo união e providências do Estado.

Hoje, por exemplo, o governador interino João Leão (PP), substituindo o governador Rui Costa (PT), que também foi à cerimônia na Itália, assina, a partir das 14hs, um decreto de emergência visando a liberação de recursos para municípios atingidos pelo vazamento.

Como o problema exige um enfrentamento multidisciplinar, era de se esperar que o secretário de Turismo também estivesse presente, antecipando que ações sua pasta programa para minimizar os danos à imagem da Bahia no momento em que se aproxima sua mais importante estação turística. De um secretário de Turismo, naturalmente, principalmente em momentos críticos, se espera mais do que capacidade de, aproveitando-se do cargo, viajar o tempo todo, crítica que os próprios aliados fazem à atuação de Fausto Franco e que, lamentavelmente a situação mostra, não parece desprovida de sentido.