Encontro do prefeito de Itapetinga com Rui aumenta expectativa da ida do MDB para base

Rui recebeu Michel Hagge. Foto: Divulgação / Governo da Bahia

O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), se reuniu na noite desta quinta-feira (14) com o governador Rui Costa (PT) e a foto do encontro, na Governadoria, em Salvador, passou a circular nas redes sociais reforçando as especulações do retorno do MDB à base petista na Bahia.

Maior e mais importante município do Médio Sudoeste, Itapetinga foi uma das quatro cidades da Bahia a garantir, nas eleições de 2018, a vitória do então candidato Jair Bolsonaro (sem partido) contra Fernando Haddad (PT) no segundo turno do pleito presidencial. Com a bandeira bolsonarista e de oposição ao líder baiano, Rodrigo Hagge foi reeleito dois anos depois com 70% dos votos válidos.

No encontro de ontem, o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), segundo mais votado na cidade para deputado estadual no último pleito e adversário político do grupo liderado por Hagge, também participou da audiência. Em Itapetinga, os candidatos à Assembleia e à Câmara Federal mais votados contaram com o apoio de Hagge: Pedro Tavares (DEM) e Antônio Brito (PSD).

Amigo da família Hagge, o ex-deputado Lúcio Vieira Lima, em contato com o site Bahia.Ba, afirmou que conversou na manhã de hoje com o prefeito e, segundo o gestor, não foi tratado nada sobre política.

”O prefeito Rodrigo Hagge foi eleito com 70% e ele precisa procurar quem precisa ser procurado. O prefeito Bruno Reis não está indo até [o presidente] Bolsonaro? A prefeita de Vitória da Conquista [Sheila Lemos], do DEM, não foi até o governador, e até já se reuniu no escritório político com Wagner? A polêmica é só com o MDB?”, questionou.

De acordo com Lúcio, a visita foi institucional. ”Ele vai pedir a quem? A ACM Neto? Se pede a quem tem para dar. E pedir não quer dizer necessariamente que será uma troca. Eu mesmo já fui recebido pelo governador [Rui] na varanda [do Palácio de Ondina], comi sequilho e tomei suco de laranja. Foi uma tarde muito agradável, mas não quis dizer que teve um compromisso”, revelou.

Já o deputado Rosemberg Pinto afirmou que a reunião foi ”produtiva” e se discutiu investimentos do Estado no município, considerado a capital da agropecuária baiana. A vereadora Sibele Nery, do PT, aliado do líder governista, também participou da audiência.

”Discutimos a recuperação da Avenida Júlio José Rodrigues, obra que tem previsão de investimento de R$ 4 milhões. Também tratamos da saúde de Itapetinga para tentarmos melhorar o atendimento e transformar em algo de caráter regional. Iremos nos reunir com os prefeitos da região para discutir uma política de saúde, em parceria com a Sesab”, informou o parlamentar, ao citar outros benefícios nas áreas de infraestrutura e educação que deverão ser contemplados.