Em programa eleitoral, candidato ao Governo Kleber Rosa relembra ”truculência” de ACM, ”o avô”

Kleber Rosa disputa o Governo pelo Psol. Foto: Kau Rocha/PSol-BA

Durante programa eleitoral transmitido na TV e rádio, o candidato a governador da Bahia, Kleber Rosa (PSol), relembrou que, em 16 de maio de 2001, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi invadida pela Polícia Militar (PM) a ”mando” do então senador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, para barrar manifestação realizada por estudantes universitários e secundaristas que protestavam contra a violação do painel eletrônico do Senado.

O jornalista Kau Rocha fez todo o registro dos protestos no documentário ”Choque”, considerado uma referência sobre o episódio.

”O vídeo retrata o momento em que a gente protestava contra a violação do painel feita por ACM, o avô. Ele mandou invadir a UFBA. A gente queria chegar na Graça, em frente à casa dele, para protestar. Além de ter mandado invadir a UFBA, uma universidade federal, ainda mandou descer a porrada em nós, estudantes. E o vídeo mostra toda a truculência, mas, ao mesmo tempo, mostra o desespero de um grupo que, naquele momento, já estava perdendo o poder na Bahia”, destaca Kleber Rosa, que, à época, era da direção do DCE [Diretório Central de Estudantes] da UFBA, e participou das manifestações que pediam a cassação do senador ACM.