Em Jaguaquara, aliados lamentam ”racha” entre prefeito e presidente da Câmara

Prefeito, vereador e presidente, em sessão. Foto: Blog Marcos Frahm

Uma ruptura política importante, e que pode impactar no processo sucessório municipal de 2020 em Jaguaquara, ganhou nova proporção e já não é mais possível disfarçar. O fato em tela é a relação do prefeito da maior cidade do Vale do Jiquiriçá, Giuliano Martinelli (PP) com o presidente da Câmara, Raimundo Louzado (PR).

Até correligionários de ambos consideram a situação insustentável e irreversível, depois do ocorrido durante as festividades de comemoração do aniversário da cidade, no último dia (18), quando o prefeito, no alto do Palanque Oficial, ladeado de deputados e outras autoridades, fez questão de saudar o ex-presidente da Câmara, vereador Élio Boa Sorte, como sendo representante do Poder Legislativo Municipal, ignorando o atual chefe do Legislativo que estava ao lado.

O desconforto foi imediatamente observado e ainda hoje, uma semana depois, é bastante comentado no meio político local, pois um ”racha” no sistema dominante pode comprometer as pretensões do prefeito de fazer seu sucessor nas próximas eleições. Como é do conhecimento de todos, o desgaste desta relação não é de agora. Desde a disputa pela presidência da Câmara, no dia 20 de dezembro de 2018, que não tem faltado combustível para atear fogo nesse relacionamento antes saudável e aparentemente duradouro.

Raimundo Louzado derrotou a candidata à presidência, Cristiane Pinheiro (PP), prima  de Martinelli e conquistou retornou ao cargo que já havia ocupado antes, o de presidente, fato que Martinelli não deve ter digerido bem. Para os gurus da política jaguaquarense, o ”racha” não é tão agradável para Raimundo, que pretende se candidatar a prefeito e grande parte dos seus simpatizantes integram a equipe administrativa de Giuliano, que lançará como candidata a secretária de Desenvolvimento Social, Edione Agostinone, conforme anunciou o próprio gestor, em alto e bom som e o peso da máquina pública deverá ser mais um desafio a ser vencido por Louzado.