Em Audiência Pública, MPF cobra maior fiscalização na gestão hídrica da Barragem da Pedra em Jequié

Promotor da República Flávio da Costa Matias presidiu a Audiência Pública
Promotor Flávio da Costa Matias presidiu a Audiência Pública

O Ministério Público Federal e a Promotoria Regional do Meio Ambiente de Jequié realizaram na Câmara de Vereadores de Jequié, Audiência Publica para debater a gestão hídrica da Barragem de Pedra, na sexta-feira (29). A iniciativa atende a uma representação formulada por várias associações de moradores e usuários de água da Barragem de Pedra. Os ribeirinhos questionam a vazão do volume de água da barragem, trazendo problemas ambientais e redução na produção agrícola. Essa diminuição no volume de água vem criando um cenário de seca na região.  Foram discutidos a gestão e o aumento da vazão defluente do reservatório da Barragem da Pedra, que é gerida pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), além de suas implicações e riscos à segurança hídrica da região. O debate serviu para que os órgãos ambientais apresentassem a realidade e situação da Barragem de Pedra. A Promotoria Regional do Meio Ambiente cobrou maior fiscalização por parte dos órgãos ambientais, e solicitou apoio da imprensa na conscientização da população para reduzir o desperdício de água.

A CHESF esteve representada por três representantes
A CHESF esteve representada por três representantes

Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o volume de água acumulado da Barragem de Pedra é de 25% em virtude das estiagens prolongadas. A projeção para o final deste ano é de 20% na sua operação. No ano de 2013, o volume chegou a 8%. O debate serviu para que os órgãos ambientais apresentassem a realidade e situação da Barragem de Pedra.

Prefeita Tânia Brito representou o Poder Executivo
A prefeita Tânia Brito (PP) representou o Poder Executivo

Participaram do encontro o Procurador da República, Dr. Flávio Pereira da Costa Matias; Promotora de Justiça Regional Ambiental, Dra. Mônia Lopes de Souza, prefeita Tânia Britto, vereador José Simões de Carvalho, presidente da Câmara, vereadores Eliezer Pereira Fiim, Doldado Gilvan e Chico de Alfredo, o biólogo Jorge Duque, representando o INEMA; Aurelino Barros Meira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas; Marcos Airton de Souza Freitas – Agência Nacional de Águas e Wilde Cardoso especialista em Recursos Hídricos (ANA); representantes das associações da Barragem de Pedra. Com informações do Jequié Repórter