Em protesto, PFs na Bahia cobram do presidente Bolsonaro reestruturação da corporação

Para cobrar do presidente Jair Bolsonaro (PL) a promessa de que haveria a reestruturação da Polícia Federal (PF), agentes da corporação realizaram uma manifestação em frente à sede da instituição no bairro do Itaigara, em Salvador.

Segundo eles, o liberal teria prometido R$ 1,7 bilhão do Orçamento Geral da União para investir, além na reestruturação da carreira, corrigir as perdas acumuladas nos últimos anos.

Porém, após outras categorias protestarem por reajuste, o governo recuou e anunciou um reajuste linear (para todas as categorias da União) de 5%. Além da capital baiana, outras cidades do estado também registraram mobilizações, a exemplo de Barreiras, Ilhéus e Juazeiro.

”As bases das polícias da União (PF, PRF e DEPEN) estão pedindo apenas o cumprimento do que foi acordado, e isso é algo inegociável”, afirmou o presidente do Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL-BA), José Mário Lima.

”Faltar um compromisso assumido desde 2021, com a inclusão de dotação no orçamento, e agora fazer esse recuo depois de todas as tratativas, é uma traição escancarada”, completou.

Sem reajuste

A mobilização aconteceu também em outras capitais do país, como Brasília. Além do longo período sem aumento, os agentes dizem que as conversas com parlamentares não vem surtindo efeito.

”Estamos há mais de 800 dias sem reajuste. Indo e voltando, conversando com parlamentares, e nada é feito. Ora, estamos em um governo que tem a bandeira da segurança pública”, reclamou Gilvan Albuquerque, policial penal federal e presidente do Sindicato dos Policias Penais Federais do DF.

O dirigente disse ainda, conforme o Correio Braziliense, que uma polícia desvalorizada ”só interessa ao crime” e cobrou do presidente da República o cumprimento da promessa, questionando se a categoria terá de esperar um outro governo que não tenha as polícias como bandeira para promover reajuste. Com informações do A Tarde