Educação: Professores da Universidade do Estado da Bahia decidem pela continuidade da greve

Professores intensificam mobilização. Foto: Divulgação/Aduneb

A greve dos professores da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) continua e serão intensificadas as estratégias de mobilização e protesto, conforme informou a Associação de Docentes (Aduneb) nesta quarta-feira (10), após assembleia realizada no campus de Salvador. No encontro, docentes demonstraram indignação com as posturas tomadas pelo governo do Estado nesse início de greve, 11que vem tentando confundir informações e colocar a opinião pública contra os professores”.

Durante a assembleia, a coordenadora da (Aduneb), Ronalda Barreto, repassou as informações da reunião realizada durante a manhã entre as representações docentes, deputados da Assembleia Legislativa e representante da Secretaria de Relações Institucionais. Embora não tenham apresentado nenhuma proposta concreta, os políticos acenaram com a possibilidade de serem os mediadores entre o movimento grevista e o governo. Já os docentes, demonstraram disposição ao diálogo, porém, defenderam a manutenção da paralisação até que as negociações sejam realizadas e a pauta de reivindicações atendida.

Veja abaixo a nota da Aduneb com os impasses:

Liberação de recursos já previstos

Entre os fatos que aumentaram a indignação dos professores está a informação, divulgada na terça-feira (09), de que o governador faria a “liberação imediata” de R$ 36 milhões para ser repartido entre as quatro instituições de ensino. De acordo com a Aduneb, o orçamento em questão não significa um acréscimo, mas apenas a antecipação de um recurso que já pertencia à Uneb e está previsto no atual orçamento. Portanto, a ação não dialoga com a pauta da categoria docente.

Folha de pagamento

O governo também divulgou que, nos últimos quatro anos, houve um crescimento da folha de pagamento dos servidores em 19,35%. Os professores reafirmam que o último aumento real, ou seja, acima da inflação, ocorreu apenas em 2013. Já o pagamento da recomposição da inflação é negado aos servidores públicos desde 2016, que, acumulado, causa uma corrosão dos salários dos docentes, superando os 25%. O percentual informado pelo governo é decorrente apenas dos incentivos de pós-graduação (um direito da categoria) e, resultantes de vagas por falecimentos, aposentadorias ou exonerações que foram usadas para as poucas promoções.

Direitos trabalhistas

Um dos principais problemas enfrentados pelos docentes das universidades estaduais da Bahia é o desrespeito aos direitos trabalhistas. Apenas na Uneb cerca de 400 professores aguardam há pelo menos dois anos em uma fila de espera. Possuem todos os requisitos necessários, tem a garantia da lei, mas a Secretaria de Administração nega a implantação.