Educação: Estudantes do Ceep de Jaguaquara apresentam projetos da Educação Profissional em São Paulo

Isabel Pessinny e Thais Bastos representam Jaguaquara
Isabel Pessinny e Thais Bastos representam Jaguaquara

Alunos do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (Ceep) de Jaguaquara e do Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram até esta quinta-feira (23), em São Paulo, da 8ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), na Expo Barra Funda. A feira é um espaço de demonstração e socialização de projetos de pesquisas, produções culturais e serviços, reunindo experiências bem-sucedidas do Brasil e da America Latina. Os projetos dos alunos da Bahia estão entre os cinco classificados na categoria nacional, apresentada por instituições que oferecem Educação Profissional no país. Rebeca Luna, 18 anos, do curso técnico em eletrotécnica, do Cetep da RMS, é uma das idealizadoras do projeto. O projeto ‘Braço Mecânico’ também envolve estudantes do curso técnico em mecatrônica, do Cetep da RMS. Para desenvolver o experimento, os alunos utilizaram os conhecimentos de elétrica, eletrônica, mecânica e programação.

Agroindústria Jaguaquara

Do Ceep em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara  os alunos do curso técnico em agroindústria estão apresentando o projeto ”Fornos de Padaria na Obtenção de Energia Limpa que consiste do desenvolvimento de um forno, semelhante aos de panificadoras, e possibilita reaproveitar o calor gerado pela combustão da madeira, produzindo energia elétrica de forma sustentável. ”Utilizando latas de tintas vazias, motores de carro de brinquedo, lâmpadas de led, cataventos plásticos, fio e madeiras, construímos o forno, e, para a caldeira projetada, usamos lata de tinta vazia e válvula de panela de pressão. Com o experimento pronto para uso, alojamos água na caldeira e aquecemos. Quando a água passa para o estado gasoso, ocorre a movimentação de uma pequena turbina que vai gerar energia elétrica limpa, permitindo seu aproveitamento de forma sustentável”, explicou o professor Alex Ramos, orientador do projeto. Segundo ele, esta é uma tecnologia de baixo custo, que beneficia o meio ambiente tanto com a diminuição do desmatamento das árvores quanto pelo consumo consciente de energia.

Estudante apresentam forno desenvolvido
Estudantes do Ceep apresentam forno desenvolvido

Os projetos serão avaliados por uma comissão de professores especialistas. A premiação dos melhores trabalhos terá como base os seguintes critérios – criatividade e inovação da pesquisa, conhecimento científico do problema, forma como os dados foram levantados e condução da pesquisa. Também serão consideradas a metodologia aplicada, profundidade, abrangência da pesquisa, clareza da apresentação, sustentabilidade e relevância social, pontualidade e finalização da montagem no cumprimento de normas e na participação efetiva do evento. Esta é a segunda vez que a rede estadual de Educação Profissional participa do evento. Na edição passada, o Cetep da RMS também esteve presente com o projeto ‘Robô de Sumô’, além do Ceep em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho, com a pesquisa sobre a revitalização das fontes de águas do município.