Economia opera abaixo da capacidade em todas as regiões do país, diz Banco Central

O Banco Central divulgou nesta sexta-feira (16) um Boletim Regional, analisando o desempenho econômico do país. De acordo com o BC, a economia está operando com alto nível de ociosidade dos fatores de produção, como máquinas e mão de obra, em todas as regiões do Brasil e com inflação em níveis confortáveis.

Segundo a publicação, ”o nível da atividade econômica no Norte recuou no trimestre encerrado em maio, interrompendo o crescimento observado nos dois trimestres anteriores, reflexo do fraco desempenho da indústria extrativa no Pará, parcialmente compensado pelo comércio regional e pela produção do Polo Industrial de Manaus’.

No Nordeste, segundo o levantamento, a atividade econômica continua a evidenciar acomodação do ritmo de crescimento. De acordo com o BC, o cenário recente é resultado da ”combinação de elevação no volume de serviços prestados e, principalmente, nas vendas do comércio, com a retração da produção fabril”.

”O desempenho mais fraco da economia repercutiu sobre o mercado de trabalho, sendo a única região a apresentar eliminação de postos de trabalhos formais”, diz o boletim.