Donos de bares e restaurantes de Jequié pedem flexibilização e prefeito propõe criação de selo

Zé Cocá recebe donos de bares e restaurantes. Foto: Divulgação/PMJ

Proprietários de bares e restaurantes de Jequié voltaram a se manifestar através das redes sociais e meios de comunicação, cobrando atenção dos governantes, com relação às medidas que impões restrições de funcionamento dessas empresas. ”Não é justo apenas o setor de bares e restaurantes pagar a conta pela incompetência dos governantes. A pandemia existe e sabemos lidar com ela como sempre lidamos com as regras sanitárias”, dizem em nota.

Os comerciantes alegam que cumprem à risca os protocolos de higiene e segurança, com a disponibilização álcool gel, mantendo distanciamento entre as mesas e atendendo com capacidade limitada. Os funcionários usam máscaras e higienizam as mãos constantemente. Portanto, os locais oferecem segurança. ”Melhor o consumo de bebida nas dependências de um restaurante seguindo as normas do que em festas privadas sem controle algum”, apontam, segundo informações do site Jequié Repórter.

Selo de verificação – Nesta quinta-feira (1) o prefeito de Jequié, Zé Cocá, esteve em reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e dos bares e restaurantes. Estiveram presentes o secretário de Governo, Hassan Iossef; o diretor da CDL, Renan da Guarda; e os empresários, representantes do setor, Marcelo Meira Santana, Moisés Mesquita, Luciano Manoel dos Santos e Joseilton Nunes Pereira.

O encontro discutiu algumas ações para fortalecimento do enfrentamento à pandemia da Covid-19, no município, entre elas, a criação de um selo de verificação para os estabelecimentos do setor que vêm mantendo medidas próprias de segurança para clientes e funcionários. Uma equipe técnica da Prefeitura seria responsável pela fiscalização dos espaços e os selos seriam entregues após ser comprovada a segurança do ambiente.

De acordo com o prefeito de Jequié, o selo deverá ser concedido aos estabelecimentos comerciais com atendimento público, como bares, restaurantes, pizzarias e similares, que cumprirem os protocolos de saúde, após fiscalização rigorosa dos órgãos de saúde.