Docentes da UESB anunciam que paralisarão atividades dia 18 em adesão à greve nacional

Aulas na UESB serão suspensas no dia 18. Foto: Reprodução

Em cumprimento à decisão tomada pelos professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em assembleia realizada no dia 5 de março, a Associação dos Docentes da UESB (Adusb) vai aderir à Greve Nacional no dia 18 de março. Serão suspensas todas as atividades docentes da Universidade nos três campi, numa paralisação de 24h.

A mobilização foi pautada em defesa da educação pública e gratuita, dos serviços públicos, gravemente prejudicados por sucessivos cortes orçamentários, das liberdades democráticas, contra as reformas – trabalhista, da previdência e administrativa – que retiram direitos dos trabalhadores, acentuando cada vez mais a crise, que atinge com força somente os trabalhadores do país.

A paralisação do dia 18 de março é um movimento nacional conclamado inicialmente pelas entidades da educação. Porém, a insatisfação geral em todo o país gerou uma ampliação das frentes de luta para além dos setores educacionais, com a adesão das Centrais Sindicais. A mobilização tomou corpo e está ficando mais forte com a chegada de outros sindicatos e movimentos sindicais.

A Adusb está participando da organização dos atos locais que ocorrerão no próximo dia 18, com atividades em construção em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista. A programação com agenda completa e locais de concentração será divulgada em breve.