Distribuidora de combustíveis apresenta projeto para investir R$ 14 milhões em Jequié

Dirigentes da empresa detalharam o projeto. Foto: Secom

A empresa baiana LARCO especializada na distribuição de combustíveis, com plano de ampliar sua estrutura operacional no Nordeste, apresentou na quinta-feira (9), em reunião na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), projeto que prevê investimento da ordem de R$ 14 milhões, na construção de uma base em Jequié, com a geração numa primeira etapa de 70 empregos diretos.

O projeto em sua fase de ampliação pode chegar a 130 vagas, ao longo da execução das obras.  Falando do projeto em nome da empresa, José Henrique Haerter, consultor executivo da diretoria da LARCO, explicou que Jequié faz parte do programa estratégico de investimentos que, mesmo diante da crise econômica que atravessa o país, foi decidido investir na cidade por ser de extrema importância e estratégica para todo o sudoeste da Bahia. A LARCO é uma empresa baiana, fundada em 2000 atuando no setor de distribuição de combustíveis com pretensão de implantar em Jequié uma base de combustíveis com cerca de 4 mil metros de capacidade de armazenamento, ”a fim de que possa desenvolver sua operacionalidade no mercado, no sudoeste do estado”, disse.

Na manhã desta sexta-feira (10), o Conselho Municipal do Meio Ambiente-CONDEMA se  reuniu na Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, para a votação da viabilidade ambiental para a instalação da empresa. Foi discutida a faixa da Área de Preservação Permanente conhecida como APP, mantendo as orientações do Plano Diretor Municipal, embasado pelo Código Florestal Brasileiro. O Conselho aprovou, por unanimidade, a viabilidade do empreendimento e deu encaminhamento para que a Diretoria de Meio Ambiente possa elaborar a Licença Prévia e a empresa possa dar início às obras.

Os representantes da empresa apresentaram um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para dar início à sua instalação no município, nas proximidades da BR 116, respeitando as normatizações,  seguindo a determinação do Código Florestal Brasileiro. As obras estão planejadas para começarem no próximo mês de junho, com cronograma de conclusão em fevereiro do próximo ano.