Diário Oficial traz lista com equipe da primeira prefeita de Jaguaquara, que emplaca sobrinho e nora

Eedione Agostinone nomeia secretários. Foto: Reprodução/Rede social

Após expectativa em torno da equipe que irá compor a gestão da primeira mulher prefeita de Jaguaquara, Edione Agostinone (PP), o Diário Oficial trouxe, nesta terça-feira (5), decretos que confirmam a lista de secretários municipais, diretores e chefes de setores da administração pública, iniciada neste mês de janeiro de 2021. Contudo, a equipe anunciada não traz muitas mudanças, ocorrendo trocas pontuais em poucas secretarias e remanejamento em setores do governo.

A nova gestão municipal trouxe grande parte da equipe do ex-prefeito Giuliano Martinelli (PP), padrinho político de Edione e irmão do genro dela, que deixou o cargo em (31) de dezembro de 2020, depois de oito anos de gestão. Além de manter parte do secretariado do antecessor, a gestora também recorre a critérios pouco aconselháveis para quem ocupa cargos públicos, como a nomeação de parentes para exercer funções-chaves da administração direta. A prefeita nomeou, para duas pastas importantes, o sobrinho e a nora. Hemerson Oliveira Di Labio (sobrinho) – secretário de Saúde e Danielle Batista Ferreira Agostinone (nora) – secretária de Governo. Na Secretaria de Infraestrutura, foi nomeado Nelson Matos Teixeira, que já exerceu cargo de vereador no vizinho Município de Itaquara e entra na gestão de Jaguaquara para substituir o tio do ex-prefeito, Antônio Andrade. Outra nomeação com grau de parentesco com a prefeita, conforme publicação do DO, é a de Vitor Romeu Agostinone, para Chefe de Divisão de Estradas e Rodagens.

Remanescentes

Foram mantidos na administração: Geisa Silva Santana Martinelli, ex-primeira-dama, que na gestão anterior chegou a acumular funções em duas secretarias: Governo e Desenvolvimento Social e permanece na segunda pasta, que já foi ocupada pela prefeita. Eliomar da Paixão Lima continua a comandar a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Judison Matos continua como Controlador Geral do Município, na Educação permanece Juliana Santiago Ferreira, Mônica Pryscilla Oliveira de Moura continua no cargo de Procuradora-geral, Núbia Gardênia Louzado dos Santos volta para a Secretária de Cultura, Esportes e Lazer, pela qual já passou como titular no primeiro mandato de Martinelli e agora substitui Tâmara Lemos, Romildo Oliveira Fagundes atuará como Chefe de Gabinete ( este já integrava a gestão, porém, em outra função e é considerado nome leve e habilidoso nos meios políticos) e outra figura que permanece na Prefeitura é Selma Rodrigues Marques Bomfim, esta na Secretária de Administração e Finanças. Uellington Souza Reis foi nomeado para o cargo de assessor da prefeita. Entre os membros do segundo-escalão, Marlon Mascarenhas de Oliveira continua na Direção do Departamento de Comunicação, mesmo depois de duas gestões consecutivas no setor.

Em relação aos parentes nomeados pela gestora, prática adotada pelo seu antecessor e muito contestada à época, embora nada impeça que Edione Agostinone utilize tais critérios de livre escolha, desde que os nomeados tenham qualificação técnica, esse tipo de nomeação é considerada imoral, pois corrobora com o aumento da renda familiar de quem comanda postos em máquina pública. A lista com integrantes do segundo-escalão, inclusive com pessoal para funções no Ponto SAC, pode ser conferida no link abaixo: https://sai.io.org.br/Handler.ashx?f=diario&query=4066&c=417&m=0