Deputado Zé Cocá defende criação de Calendário de Produção da Agricultura Familiar

Zé Cocá foca na agricultura familiar. Foto: Blog Marcos Frahm

O deputado Zé Cocá (PP) apresentou, no Legislativo estadual, projeto de lei que propõe a criação do Calendário de Produção da Agricultura Familiar do Estado da Bahia. O objetivo é informar a população, por exemplo, sobre o tipo de cultura produzida, região atendida pelo produtor, época prevista para a colheita e a quantidade estimada.

Segundo o PL 23.302/2019, o calendário servirá de guia para a compra de insumos nas escolas e hospitais públicos e privados, além de incentivar o consumo dos produtos da estação nos restaurantes e residências.

O parlamentar explica que serão agentes com participação direta neste calendário: agricultores familiares; comunidades indígenas e quilombolas; fornecedores de gêneros alimentícios certificados como orgânicos ou agroecológicos; e organizações com empreendedores familiares em seu quadro de sócios.

”A criação e divulgação de um calendário de agricultura familiar é significativo para embasar a elaboração de políticas públicas que beneficiem os agricultores familiares”, opina Zé Cocá, para quem a iniciativa fortalece a cadeia produtiva, ”deixando ainda mais visível a informação sobre o incentivo à venda dos produtos, dando um norte para os compradores e melhorando o fluxo do comércio”.