Deputado do PCdoB insiste em candidatura ao TCM, mas Aline Peixoto volta a ter nome ventilado

Nome de Aline volta a ser ventilado para cargo no TCM. Foto: Rede social

A disputa pela vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deve ficar cada vez mais acirrada. O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) comentou ao Bahia Notícias que irá manter a candidatura ”até o final” e pretende que a ”Casa tenha maturidade”.

Recentemente, Fabrício ressaltou que a vaga tem que ser ocupada por um deputado estadual, visto que a Casa não teve representante indicado nas últimas cinco vagas abertas. ”Desde 2014, já foram abertas cinco vagas para conselheiro do TCM e nenhum deputado estadual conseguiu assumir o posto”, lembrou Fabrício.

Um dos nomes também cotados para o posto é da esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), Aline Peixoto. Apesar do partido compor a base do PT no estado, Falcão ressaltou a manutenção da candidatura e indicou que o nome de Aline só é ”escutado na rua” e não no interior da AL-BA.

”Quero que ele possa indicar meu nome, facilitado pela mesa diretora que estarei votado na chapa integral. E também pelos meus pares, que são 13 deputadas e deputados. Dessas três formas, colocar meu nome e ver se, mais uma vez, os colegas entendem que tem que colocar outro nome que não seja um deputado”, indicou.

Falcão reforçou que tem a ”amizade dos 63 parlamentes”. ”Muito carinho e respeito por todos os deputados estaduais, mas espero que meu nome seja aceito para apreciação e votação dos demais colegas”, indicou.

DISPUTA PELO TCM

A disputa pelo Tribunal ainda inclui alguns outros nomes. Um dos que mais tem se articulado é o deputado federal Marcelo Nilo. O parlamentar tem se articulado com alguns deputados e sinalizado o desejo de disputar. O ato seria coordenado e baseado na viabilidade da votação dele.

”É uma possibilidade. Irei analisar. Mas só irei entrar na disputa com condições de competir. Terei que analisar mais para a frente. Fui presidente da Assembleia, tive oito mandatos [de deputado]. Tenho todos os pré-requisitos”, comentou Nilo, segundo informações do BN.

Se Rui quiser

Entretanto, há quem diga, nos bastidores da política baiana que, se Rui bater o pé e decidir pelo nome de Aline, os deputados que reinvidicam a vaga, sobretudo Fabrício Falcão (PCdoB) e Alex Lima (PSB), tiram o time de campo para assistir as articulações de quem está por cima, um poderoso e influente ministro, que no cargo de chefe do Executivo baiano conseguiu convencer a maioria dos baianos de que era importante para o seu grupo eleger uma figura até então considerada inexpressiva, o ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), que venceu uma das disputas mais emblemáticas pelo Governo do Estado.